POESIAS DE KABIR.

outubro 13, 2009 at 12:31 am Deixe um comentário

Homem! não conheces sequer teu próprio Senhor;
de que te orgulhas tanto?
Esquece tua habilidade: meras palavras
jamais te unirão a Ele.
Não te enganes com o testemunho das Escrituras:
O amor é diferente, e aquele que o procurou
verdadeiramente encontrou-o.

O sabor de vagar no oceano da vida eterna
livrou-me de todas as minhas perguntas:
Assim como a árvore está na semente,
todas as enfermidades abrigam-se na dúvida.

Eu não sou devoto nem ateu,
Não me guio por lei nem por razão,
Não sou conferencista e não sou ouvinte,
Não sou nem servo nem senhor,
Não estou acorrentado, tampouco sou livre,
Não estou ligado nem desligado,
Não estou longe de ninguém, não estou próximo de ninguém,
Eu não irei nem para o inferno nem para o céu.
Cumpro todos os meus deveres,
Embora deles esteja apartado.
Poucos compreendem o que quero dizer:
Aquele que compreende, permanece impassível.
Kabir não procura nem estabelecer nem destruir.

O Mendigo está sempre a esmolar,
Porém eu sequer O avistei.
E que pediria eu ao Esmoler?
Ele me dá sem que eu peça.
Kabir diz: “A Ele pertenço: cumpra-se pois
o que se deve cumprir!”

A quem procurar para saber de meu Amado?
Kabir diz: “Assim como nunca poderás encontrar
a floresta se ignoras a árvore,
jamais O encontrarás
em meio a conceitos e abstrações”.

A jóia afundou na lama,
E todos querem encontrá-la.
Alguns procuram-na a oriente, outros
a ocidente; buscam uns na água,
outros entre as pedras.
Porém o servo Kabir avaliou-a em seu
justo valor, e envolveu-a com cuidado
na bainha do manto de seu coração.

Esvazia a taça! Te embriaga!
Bebe o divino néctar de Seu Nome!
Kabir diz: “Escuta-me, caro Sadhu!
Da sola dos pés ao topo da cabeça,
esta mente está cheia de veneno”.

Entry filed under: Uncategorized.

ANIMAIS: EU VOS AGRADEÇO IMENSAMENTE. A GRANDE MAGIA: SER CANAL DO AMOR E PARCEIRO DA LUZ.

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Somos todos um


